Desobstruida rede de drenagem do Fonseca‏

Prefeitura atende reclamação dos moradores
Ascom/Gabriel de Oliveira

Há pelo menos uma semana a Prefeitura de Itabuna, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur) vem executando a limpeza do canal do bairro Fonseca que, além de assoreamento, tinha parte das manilhas da Rua Manoel Pedreira Fonseca completamente entupidas por lixo e entulhos, o que causava invasão de águas pluviais nas casas dos moradores e mau cheiro em períodos de estiagem. Com o trabalho os principais problemas da comunidade serão minimizados.

O chefe de Fiscalização de Obras da Sedur, Fernando Salles, explica que uma escavadeira hidráulica está retirando as manilhas com diâmetro de 1,5 metros que são limpas e relocadas em nível mais baixo para facilitar o escoamento das águas. “Com a redefinição da rede de drenagem a vazão passará para 1,5 mil litros por segundo pelo menos três vezes a atual. Com vazão maior não haverá mais alagamento das casas”, explica, acrescentando que o rebaixamento de nível também vai facilitar o escoamento.

A ação da Prefeitura foi elogiada por dona Maria do Socorro Silva, que há 40 anos mora na Rua Manoel Pedreira Fonseca. “Há muitos anos a rede estava obstruída, o que criava problemas para nosso dia a dia, principalmente em períodos de chuva. A gente sofria com a água invadindo as casas, danificando móveis e utensílios domésticos e criando ambiente próprio para doenças que afetavam mais as crianças”, contou a dona de casa que é avó de 16 netos. “Graças a Deus que a situação agora vai melhorar com a água correndo seu nenhum obstáculo”, festejou.

Mesmo satisfeita com a limpeza e desobstrução de cerca de 300 metros do leito do riacho, que nasce nas proximidades do Maria Pinheiro e corta a parte baixa do Fonseca em direção ao Rio Cachoeira, a dona de casa pediu a implantação de um poste e a colocação de iluminação pública. “Por conta do canal, a gente tinha que arcar com os custos de energia de uma lâmpada na porta de casa que tinha de dormir acessa. Para a gente é muito caro, a conta de luz subiu muito nos últimos dois anos. É sofrimento todos os meses”, ponderou a dona de casa, que ficou feliz ao saber que a Sedur vai atender mais esta reivindicação.